Conhecer e ajudar a pessoa com Alzheimer

Conhecer e ajudar a pessoa com Alzheimer

A doença de Alzheimer carateriza-se, de uma forma resumida, por alterações neuropsicológicas com predominância das perturbações de memória, linguagem, reconhecimento e da escrita, assim como alterações do comportamento, ansiedade, depressão, agressividade e alucinações.
É uma doença neurodegenerativa progressiva, com múltiplas etiologias e que converge para a perda neuronal. A nível neuropatológico pode observar-se a presença de atrofia cerebralplacas senis no cérebro, novelos neofibrilares, entre outros. A idade em que a doença de Alzheimer começa a desenvolver-se é muito variável e a sua evolução pode ser lenta ou rápida.

Diferença entre um cérebro saudável e um cérebro de uma pessoa com Alzheimer

A sua etiologia, como dito acima, assume uma multiplicidade de fatores, desde fatores genéticos a fatores ambientais. Alterações do metabolismo cerebral, a idade, a presença de historial familiar de Alzheimer, traumatismos cranianos, a existência de pelo menos uma cópia do alelo Apo-E4  no cromossoma 19, Síndrome de Down (trissomia 21), hipertensão arterial sistólica e o baixo nível educacional, são alguns dos fatores de risco descritos na literatura. Por outro lado, a existência do alelo Apo-E2 ou E3 no cromossoma 19, níveis educacionais altos, o uso de estrogêneos e de fármacos anti-inflamatórios são sugeridos como fatores protetores.

Está dividida em 3 estádios, Inicial (leve), Intermédio (moderado) e Final (grave):

Estádio Inicial

  • Redução do desempenho nas Atividades de Vida Diária (AVD’s), trabalho, lazer, atividades sociais e no controlo das finanças;
  • Dificuldade ao nível da memória recente como lembrar o nome das pessoas que conheceu nos últimos tempos, recados, compromissos recentes;
  • Perda de fluência no discurso com anomias (dificuldade em evocar o nome de algo) e parafasias (troca de palavras);
  • Ligeira dificuldade de compreensão;
  • Desorientação espacial e temporal;
  • Irritabilidade, ansiedade, oscilações de humor e depressão.