Disfunção da ATM: um problema com solução

Disfunção da ATM: um problema com solução

A terapia da fala, explica-nos Andreia Batista, “deverá incidir ao nível das alterações mastigatórias (como por exemplo, na reeducação dos padrões de mastigação), na adequação da sensibilidade, força e movimento dos músculos da face e dos músculos mastigatórios e na eliminação de hábitos parafuncionais nocivos (como o roer das canetas, o trincar constante dos lábios, o bruxismo ou o repouso da cabeça com a mão no queixo, entre outros). Em conjunto com o fisioterapeuta, o terapeuta da fala poderá igualmente direcionar a sua intervenção para uma melhoria da postura de cabeça e pescoço.” No caso de a DTM derivar de hábitos orais nocivos, a eliminação desse hábito pode ser suficiente para existir um alívio dos sintomas existentes.

Esta é uma patologia que, dependendo da etiologia pode precisar de tratamento muito diversificado. “Nas situações em que existe comprometimento ósseo ou alterações na constituição da ATM poderá mesmo ser necessário recorrer a abordagens mais invasivas como os tratamentos ortodônticos, ortopédicos e cirurgias (artroscopia, artrocentese e cirurgia ortognática)”, refere a terapeuta.

Muito embora o tratamento nem sempre seja fácil, é importante que o paciente não desvalorize – nem deixe o médico desvalorizar- a dor que sente.

Exercícios para aliviar a dor:
Apesar do alívio dos sintomas depender fortemente do tratamento do distúrbio, existem algumas medidas que podem provocar um alívio dos sintomas. “A utilização da termoterapia e da massagem são métodos bastante utilizados para promover o relaxamento e com isso aliviar a musculatura que geralmente se apresenta muito tensa e com contraturas”, explica a terapeuta Andreia Baptista. Alguns destes exercícios relaxantes podem ajudar:

  • Insuflar as bochechas e passar o ar de um lado para outro;
  • Colocar os dedos à frente das orelhas e com movimentos circulares ir massajando até chegar ao limite inferior da mandíbula à medida que vai abrindo a boca;
  • Produzir o som /o/ e o som /a/ alternadamente;
  • Dar beijos em direção ao chão.

Link Fale Connosco – Saúde Personalizada, Lda