O Terapeuta da Fala e a Estética Facial

O Terapeuta da Fala e a Estética Facial

Este tipo de intervenção poderá surgir após a instalação das alterações faciais, com o objectivo de minimizar os danos provocados, mas também como prevenção dessas mesmas alterações, realizando-se um plano de tratamento que normalize os padrões musculares antes de estes provocarem alterações significativas (da mesma forma que se usa um protector solar quando se vai expôr ao sol, para evitar um escaldão).

No Brasil, os Fonoaudiólogos (equiparados a Terapeutas da Fala) têm explorado esta área de intervenção à mais de uma década, existindo alguns profissionais especializados na área da Estética Facial. Em Portugal, esta actuação é recente, pelo que ainda não é muito reconhecida pela população em geral. Tem havido uma clara aposta na formação específica dos Terapeutas da Fala, de forma a capacitá-los para a intervenção na área da Estética, conceito muito procurado nos dias de hoje.

Os Fonoaudiólogos usam muito o slogan “Malhou o corpo, e o rosto?”, ideia que trago para o Português Europeu: “Trabalhou o corpo, e a sua face?”

Mais informações em: Estética Facial
__________________________________

Exemplo de uma senhora de 71 anos que procurou uma Fonoaudióloga para intervenção na área da Estética Facial. Intervenção com a duração de 6 meses.

(Direitos fotográficos: Patrícia Faro)