Respiração Oral – Porquê corrigir?

Respiração Oral – Porquê corrigir?

A mastigação dos alimentos sólidos também poderá estar afetada uma vez que esta depende de uma adequada estrutura dentária e de características miofuncionais normalizadas dos músculos da mastigação e da língua. A mastigação ineficiente pode levar a que a pessoa tenha que deglutir partículas de alimento maiores, dificultando assim esta função. Como estratégia de facilitação da deglutição costuma-se observar um movimento posterior da cabeça durante a sua ocorrência.

As alterações dentárias e do palato em conjunto com as desordens miofuncionais dos lábios e da língua, favorecem o aparecimento de perturbações ao nível da fala, devido à alteração dos pontos articulatórios e das diferentes pressões intraorais.

Por todas estas questões abordadas, é importante prevenir o aparecimento da respiração oral ou, no caso de já se encontrar instalada, corrigir e promover um padrão respiratório adequado. Sempre que encontrar alguns destes sinais e sintomas, procure um Terapeuta da Fala. Este irá fazer uma avaliação exaustiva das estruturas e funções relacionadas (respiração, deglutição, mastigação e fala) e planear um conjunto de estratégias e exercícios direcionados para as alterações em causa. Quanto mais cedo iniciar um tratamento adequado, mais alterações futuras poderá prevenir!

Em resumo:

  • Causas da respiração oral

– Incompetência labial e perturbações miofuncionais; Padrão respiratório e anatomia das vias aéreas superiores.

  • Consequências da respiração oral

– Musculatura fraca (incompetência mandibular, labial, e lingual); Deglutição e mastigação incorreta; Crescimento alterado do maxilar, mandíbula, dentes e palato; Alterações articulatórias; Maior probabilidade de ocorrerem infeções; Postura corporal menos ativa.

Bibliografia:
-Programa de Instrução de hábitos orais; Protocolo de avaliação oral; Ortodoncia: Diagnóstico y Planificatión Clínica – Evaluatión Fonoaudiológica / fotos:http://saude.abril.com.br/imagens/0324/pulmao.jpg e http://www.entkent.com/images/adnenoidalfaciesc200pxw.jpg