Saúde vocal - voz saudável procura-se!

Saúde vocal – voz saudável procura-se!

Conhecer todos estes factores é fundamental para que se desenvolvam estratégias que visem a prevenção das disfonias. Uma voz saudável depende da saúde e harmonia do corpo que a carrega. Para isso, é importante seguir algumas orientações como:

  • Beber pelo menos dois litros de água ao longo do dia, a uma temperatura ambiente (a água não deve ser muito fria) para hidratação das pregas vocais. A presença de ar condicionado e poeiras ressecam a laringe e não permitem que as pregas vocais vibrem adequadamente. Por essa razão é fundamental que elas se mantenham hidratadas e lubrificadas.
  • Evite o fumo do cigarro pois agride as mucosas das pregas vocais diretamente, ressecando-as e provocando inchaço e irritação, assim como, alterações na qualidade da voz. Para além disso, o tabaco é um dos factores etiológicos do cancro da laringe.
  • Não beba bebidas alcoólicas em excesso pois, além de irritarem a mucosa, o álcool atua como um anestesiante e altera as sensações durante a fala. Por esta razão, a pessoa poderá estar a abusar da sua voz sem se aperceber e, só depois do efeito da bebida passa é que se notam os sintomas (ardor, voz rouca e fraca, etc.).
  • Evite consumir chocolates, leite integral e derivados durante as actividades que exijam a utilização prolongada da sua voz, pois são alimentos ricos em gordura e aumentam a quantidade e viscosidade do muco das estruturas do trato vocal.
  • Faça refeições leves antes do trabalho, preferindo a ingestão de verduras, legumes e frutas, evitando assim o consumo de alimentos muito condimentados e gordurosos que vão dificultar a digestão.
  • Mastigue bem os alimentos uma vez que a mastigação, quando efectuada com movimentos amplos, é um óptimo exercício para a dicção.
  • Evite o consumo de pastilhas frescas e/ou à base de menta pois anestesiam a laringe e diminuem percepção dos abusos vocais.
  • Durante crises alérgicas ou gripes, beba muitos líquidos e limite o uso da voz. As alergias das vias aéreas (como bronquite, asma, sinusite, rinite, etc.) levam, muitas das vezes, ao aparecimento de edemas nas mucosas, tornando as pregas vocais mais sensíveis.
  • Quando tiver que falar num espaço alargado ou para muitas pessoas recorra a ajudas como o microfone, de forma a não abusar da sua voz.