Saúde vocal - voz saudável procura-se!

Saúde vocal – voz saudável procura-se!

  • Fale sempre direccionado para o público de forma a que a sua voz seja projectada adequadamente.
  • Inspire sempre pelo nariz de forma a que o ar seja filtrado das poeiras e seja aquecido, para evitar inflamações e irritações na laringe e pregas vocais.
  • Evite pigarrear e tossir de forma brusca para limpar a garganta. Estes hábitos provocam um forte atrito entre as pregas vocais, podendo lesioná-las. A ingestão de água ajuda a combater o pigarrear.
  • Evite conversar a sussurrar pois exige um grande esforço das pregas vocais. Opte por uma intensidade adequada e, quando sentir cansaço vocal, prefira repousar a voz ou baixar ligeiramente a sua intensidade.
  • Utilize os medicamentos com moderação e sempre prescritos pelo seu médico. Alguns provocam o ressecamento das mucosas e podem causar lesões que posteriormente levam a disfonias.

A existência de um momento de mau uso ou abuso vocal pode não trazer futuras complicações, no entanto, mais vale prevenir que remediar, pois nada é certo. Com bons hábitos vocais a sua voz continuará saudável, evitando assim o desgaste e melhorando a sua resistência vocal.

Caso queira treinar a sua voz, pode sempre contactar um Terapeuta da Fala, pois ele poderá ajudar a melhorar os seus hábitos vocais e orientá-lo no caminho do sucesso!

Seja amigo da sua voz