Sucção e Fala estão interligadas?

Sucção e Fala estão interligadas?

A sucção é o ato de extrair, tirar, sugar algo e está presente desde a vida intra-uterina como um reflexo. É através dela que a criança ao nascer se alimenta.

Pega adequada para a amamentação

Desde sempre se tem falado sobre a importância da amamentação, não só pela prevenção de doenças no bebé devido aos anticorpos adquiridos no leite materno, como também pela prevenção do cancro da mama, aspetos nutricionais e pela relação afetiva que se estabelece entre a mãe e o bebé. Para uma boa pega ao peito, o bebé tem de abocanhar todo o mamilo e parte da auréola.

Para além dos benefícios acima descritos, a amamentação auxilia o crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático (lábios, língua, dentes, palato, mandíbula e maxila e músculos/ossos da face). Ao nascer, o bebé apresenta a mandíbula pequena e retraída e os movimentos realizados por ele durante a sucção ao peito, vão propiciar um desenvolvimento adequado da mesma. Para o bebé extrair o leite do peito da mãe, tem de pressionar o mamilo contra o palato com a língua e a mandíbula tem de realizar movimentos para a frente e para trás, para cima e para baixo, tarefa que cria uma pressão intra-oral negativa necessária para a sucção.

Estes movimentos, realizados várias vezes ao dia, vão  estimular o posicionamento da mandíbula  mais para baixo e para a frente. Assim, ela ficará em contato com a maxila e proporcionará uma posição adequada à erupção dos dentes decíduos. Desta forma, poderá prevenir futuras alterações das arcadas dentárias, como por exemplo, a projeção dos dentes superiores para a frente.

Os movimentos que a mandíbula realiza durante a sucção adequada, ativam os músculos que também irão participar na mastigação. Com o favorecimento de um crescimento adequado da mandíbula, a língua, que no bebé ocupa toda a cavidade oral, ganha uma maior amplitude de movimentos, permitindo que se movimente para os lados (por exemplo). Esta nova capacidade torna-se importante também para a futura mastigação uma vez que é a língua que leva o alimento até aos molares para serem triturados.