Sucção e Fala estão interligadas?

Sucção e Fala estão interligadas?

Contudo nem sempre a presença da sucção promove o correto desenvolvimento orofacial. Uma criança que utilize frequentemente a chupeta (sucção não nutritiva – sucção que não tem o objetivo de saciar a fome) ou faça sucção digital, principalmente após os dois anos, poderá vir a ter alterações orofaciais que potenciarão o aparecimento de alterações na fala. O uso de chupeta além dos dois anos de idade ou a presença de sucção digital pode alterar a postura dos lábios e da língua, prejudicar o tónus dos músculos orofaciais, induzir padrões de movimentos incorretos durante a deglutição, alterar as arcadas dentárias e a mastigação, promover a respiração oral (que prejudica o crescimento orofacial – ver aqui), prejudicar a emissão correta dos sons da fala, entre outros.

Exemplo de chupeta ortodôntica

É importante salientar que, mesmo até aos dois anos, a chupeta que é dada à criança deve ser cuidadosamente escolhida. Esta deve ser igualmente ortodôntica para facilitar a aproximação dos lábios e a elevação da língua, e a parte externa, de plástico, deve ser côncava em relação aos lábios. Existem dois tipos de materiais para o bico da chupeta, látex (amarelado) e silicone (transparente ou esbranquiçado). O primeiro é mais macio e recomendado para crianças que tenham uma força de sucção mais baixa, embora se deforme com mais facilidade. O segundo, de material mais forte, permite uma melhor higienização e não se deforma com o uso. É recomendado para crianças que tenham uma boa força de sucção ou para promover o aumento dessa força.

Como vimos, a sucção apresenta um papel importante no desenvolvimento orofacial, que irá igualmente refletir-se na produção de fala. Sempre que existirem dúvidas ou se procura um aconselhamento, o Terapeuta da Fala poderá ajudar e perceber se já existem fatores que podem propiciar perturbações articulatórias no futuro. A intervenção terapêutica além de incidir na (re)habilitação de perturbações instaladas, têm igualmente um papel de prevenção das mesmas.