comunicação não verbal

Este tipo de comunicação é aquele em que não se utiliza a fala ou qualquer sinal verbal e a escrita.  Pode processar-se através de gestos, imagens, posturas e expressões faciais, entre outros.  Estas formas de comunicação não-verbal exprimem e comunicam ideias, sentimentos e emoções e, podem acompanhar a linguagem verbal como forma de complemento.

  • Comunicação gestual

Os gestos são componentes apreendidos dentro da sociedade e cultura que nos cerca, por imitação das pessoas que nos rodeiam. Os gestos podem ir de simples representações convencionais (ex: mão fechada com polegar para cima indica o acto de “pedir boleia”), a sistemas complexos e sistematizados, geridos por regras próprias e com um sistema linguístico de base (Língua Gestual). Em Portugal, a Língua Gestual Portuguesa (LGP)é utilizada por uma parte da comunidade de pessoas com surdez, onde os gestos reflectem as características culturais do país. Como qualquer língua oral, também a LGP varia de região para região e consoante o grau de instrução das pessoas com surdez.

  • Comunicação através de símbolos gráficos

O uso de símbolos gráficos como logótiposíconesimagens permitem exprimir ideias e conceitos através de uma linguagem figurativa e abstracta, cujo grau de conhecimento de cada pessoa afecta de forma positiva ou negativa a transação da comunicação. Os símbolos gráficos têm uma representação a nível verbalatravés do seu significado.

  • Comunicação por expressões faciais

A expressão facial é a forma mais básica e mais comumde expressão de emoções.  Apesar de alguns aspectos das expressões serem  determinados culturalmente há expressões básicas que são reconhecidas universalmente.

  • Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

A CAA destina-se a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade de comunicar e sua capacidade de falar ou escrever. Esta pode acontecer sem auxílios externos ao indivíduo (gestos, sons, expressões faciais e corporais), ou recorrendo a auxílios externos como cartões de comunicação, livros de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador. O tipo de comunicação não-verbal que é utilizada depende do usuário da mesma e deve reflectir as suas características, necessidades e capacidades.

(voltar atrás)